segunda-feira, 16 de maio de 2011

Filmes que viram referências para moda - Parte 1


Os filmes sempre tiveram um papel importante para estilistas e desegneres  de moda que encontram muitas tendências e grandes inspirações nos vestuários dos atores e atrizes. No entanto conseguir observar novas formas, cores e acessórios se torna uma tarefa fácil quando o filme possui um impacto grande no mundo.


Edital de fotos inspirado no filme Cleopata 1963, com a atriz Kim Kardashian.
Revista Harpe´s Bazaar,  USA . Março de 2011.
        
Nas décadas de 70 e 80 varias marcas e lojas dos Estados Unidos e Europa saíram na corrida e adaptaram algumas peças de roupas usadas nos filmes de Hollywood  para serem usadas no dia-a-dia por pessoas reais. Mas tarde vieram os desfiles, com temas literários que se igualavam nos grandes roteiros de grandes sucessos.


Editais de moda com releitura dos anos 60 inspirados no filme Os Pássaros
 (Alfred Hitchcock, 1963). Jessica Alba à esquerda - Latina Magazine Março 2008, 
Boneca Barbie e Revista MAG - 2008

Não podemos esquecer que virou moda criar novas vitrines com temas que lembram  os grandes clássicos do cinema, será difícil esquecer o fenómeno Alice no País das Maravilhas, dirigido por Tim Burton.

  Vitrines inspiradas no filme Alice no País das Maravilhas ‘à esquerda Choé e à direita
Maison Martin Margiela’.

Muito antes da regravação do filme estrear, vitrines de marcas famosas, apostaram no mundo maravilhoso de Alice, com cenários quase que idênticos referenciando trechos da história.

Vitrines inspiradas no filme Alice no País das Maravilhas ‘Alexander McQueen escolheu um cogumelo. Manish Arora fez um castelo com cartas gigantes.
Bernad Willhelm, um bule de chá. Repare que cada proposta possui uma imagem de fundo
 contextualizando o manequim referenciando trechos da história.

O filme também inspirou diversos móveis e objetos de decoração que referenciam a aventura de Alice.  Por causa do enredo fantasioso, há linhas curvas, assimétricas tonalidades suaves como branco, azul e amarelo, cores diretamente ligadas ao figurino da protagonista.


Móveis inspirados no filme Alice no País das Maravilhas

Veja alguns filmes que marcaram época por seus figurinos e revolucionaram a cara da moda.


 The Wild One "O Selvagem" (1954)

Marlon Brando no filme era um motoqueiro que usava calças jeans, chapéu  de couro e jaqueta, criou ao longo do tempo um olhar moderno para os homens aventureiros. Suas roupas apresentavam diferentes texturas e cores.


Fotos de Marlon Brando no filme The Wild One "O Selvagem" (1954)


Annie Hall "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977)
  
Estilo popularizado pela atriz Diane Keaton no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa de Woody Allen, com figurinos criados por Ralph Lauren que ajudou a criar o visual da personagem, mesclava o masculino e o feminino, com calças baggy, camisas largas e coletes risca-de-giz. Uma gravata e um chapéu completavam o traje. As roupas usadas pela atriz se tornaram uma sensação nos anos 70, varias mulheres optaram pelo estilo masculino / feminino, que continua vivo até hoje.



Diane Keaton no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa de Woody Allen.
 Figurino Criado por Rauph Lauren.

Desperately Seeking Susan "Procura-se Susan Desesperadamente" (1985)

Essa comédia romântica dos anos 80 mostra muito bem a ostentação,os exageros,as sobreposições e as cores vibrantes. O guarda-roupa de Madonna incluiu vestidos pretos justos, leggings, calças de homens com sutiãs expostos, botas de strass e pugilista. Nos acessórios estavam colares com contas, cruzes e muitas pulseiras  o destaque principal ficou para o cabelo loiro mal tingido. Com o filme Madonna consiguiu influênciar varias jovens ao redor do mundo que viraram fãs do seu estilo ousado. 





      Rosanna Arquette e Madonna em 1985 no filme Procura-se Susan Desesperadamente      


Saturday Night Fever "Embalos de Sábado à Noite" (1977)

O filme mostra não só o universo de um jovem dos anos 70, mas tudo o que há de errado nele. A moda da rua inspirou os ternos brancos e calças bocas-de-sino do ator John Travolta. Poucos sabem mas Madonna usou um figurino inspirado no filme que foi criado pelo estilista Jean Paul Gaultier para a  turnê "Confessions Tour".  


Fotos do Filme Saturday Night Fever "Embalos de Sábado à Noite" (1977) à direita desenho
do figurino usado por Madonna na turnê "Confessions Tour".



Blow-Up "Depois Daquele Beijo"(1966)

O diretor italiano Michelangelo Antonioni fez nos seus filmes um desfile de moda, nas suas películas existem uma preocupação com um guarda-roupa impecável. O filme Depois Daquele Beijo, virou referência em Londres e ao redor do mundo, as roupas se combinam e contracenam.

O famoso visual atrevido dos ‘Swinging Sixties’ é retratado neste filme, a trilha sonora é sensacional e a trama mostra os bastidores da vida de modelo em Londres na década de 60.

O famoso visual atrevido dos “Swinging Sixties” é retratado neste filme, com muitos vestidos, minissaias, calças coloridas com estampas, botas longas e muitas malhas fazem do filme um grande desfile aonde os personagens eram as modelos e a passarela se tornou o cinema.

Ver + Filmes que viram referências para moda - Parte 2


Siga @namoaestudio no Twitter e confira namoaestudio.com

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...