Você deve está se perguntando, por que muitos estilistas, revistas de moda, estão trazendo uma referência nas silhuetas, roupas, acessórios e maquiagem do Oriente Médio, essa pergunta se massificou ao folhear editais de moda, assistindo aos desfiles e etc.
Mas quem trouxe a ideia de inspiração do Oriente médio para as passarelas? Vários designers trouxeram peças condimentadas da cultura chinesa. Jonh Galliano e suas bonecas transformadas em gueixas modernas de bocas cor de sangue foram apresentadas no desfile de alta costura do verão 2007 em Paris.
Os anos se passaram e a influência oriental continua presente e forte no mundo fashion, assim como as modelos que na maioria das vezes são legitimas importadas do oriente.
De onde vem essa influência? O director Quentin Tarantino é uma fonte inspiradora, no filme Kill Bill a cultura oriental, animes, Kung-fu e os samurais formam um conjunto com pontos representados em quimonos modernos, estampas florais, cintos de cordas entre outros acessórios.
No Brasil o Centenário da Imigração Japonesa foi bastante lembrado por estilistas e exposições na 25a edição do São Paulo Fashion Week no ano de 2008, já em 2011 a formula se repetiu, Gloria Coelho levou sua interpretação do desenho febre nos anos 90, Pokémon as passarelas.
A inspiração surgiu porque Pedro Lourenço, seu filho, era fanático pela animação japonesa e sempre pedia a mãe para comprar as miniaturas em plástico. Conclusão a feminilidade e a delicadeza das mulheres japonesas se uniram a modernidade, tecnologia e experimentalismo.